quarta-feira, 30 de junho de 2010

ainda as impressões de quem acaba de chegar em Luanda

Cá estou eu, em Luanda, a bela e sofrida capital de Angola.

Estou super bem instalada e as condições de trabalho são muito boas, escritório confortável e toda a infraestrutura possível para poder realizar o trabalho sem atropelos. A saudade de tudo e todos é que é a grande dificuldade do dia-a-dia.

E também, contar algumas impressões... fico devendo as fotografias...
A cidade de Luanda é linda, e como estamos no cacimbo (período com névoa) faz muito frio, e por causa do cacimbo, o pôr do sol é deslumbrante e a Lua cheia é outro espetáculo digno de nota.

Os contrastes na cidade são de quase enlouquecer.
Carros imensos - SUV e pick up, aqui chamadas de carrinhas - são a grande maioria, nossos carros 1.0 simplesmente não existem por aqui. No entanto do mesmo jeito que se vê pela cidade muita riqueza, também se vê uma pobreza angustiante. Como nesta época não chove, tem-se uma poeira constante que misturada ao lixo espalhado dá uma sensação de abandono enorme.

O povo angolano é lindíssimo!! de ficar de boca aberta, eu me sinto a coisinha mais feinha da face da terra!! As mulheres andam coloridíssimas com suas roupas tradicionais coloridas e turbantes. Os cabelos trançados são outro grande destaque. Os homens andam todos arrumadíssimos, e tb muito coloridos. As mulheres executivas são um destaque, pq usam terninhos e vestidos, mas tb com uma mistura de cores maravilhosa. Definitivamente tom pastel e cores neutras não existem por estas bandas. Todos sempre arrumadíssimos.

Come-se muito bem, e eu ainda estou na fase de descobrir comidas e sabores. Os frutos do mar são a grande vedete, mas os preços são de deixar qq restaurante do recife baratérrimo!!! qq almoço fica entre 40 e 60 reais, almoço simples em buffet que os atendentes servem seu prato, café com bolinho de arroz [já um dos meus preferidos] 10 reais.

O trânsito, sinto saudades imensas da ponte do pina congestionada, gasto diariamente muitas horas de carro da minha moradia para o escritório, hoje gastamos 3 horas... e ainda bem que tenho motorista. Mulheres brancas e estrangeiras, não são autorizadas a dirigir na empresa, por uma questão de segurança. Eu que adoro dirigir, fiquei brava qd soube, uma semana por aqui já agradeço muito por ter um motorista. Dirigir aqui é pra quem tem muita, mas muita, mas muita paciência.

E afinal, o que vim fazer aqui... sou consultora do DNTR (um misto de ANTT com DNIT) para todo e qq assunto ligado ao transporte no país. Um tipo de assessoria bombril. Se para transportes há muito coisa ainda por fazer em outras áreas tudo está em obra.

Ainda estou estranhando o lugar, o sotaque que lembra muito o dos portugueses, mas que tem um acento típico daqui, muitas vezes não compreendo nada do que dizem. Ao mesmo tempo reconheço em alguns cantos a cara e o jeito brasileiro, toca música brasileira no rádio. Tem brasileiro em tudo qt é canto e passam e te dizem 'oi, tudo bom?', como velhos conhecidos... estranho demais ser 'expatriado'.

Eu que choramingava pq iria deixar a sala de aula, já inclui nas minhas atividades de consultoria uma capacitação para os funcionários da DNTR. Mesmo que seja só um cadinho, vou ser professora por aqui tb!

Nenhum comentário: